Uma Saudosa Indaial. Você acabou de encontrar um velho álbum. Chame o vovô e a vovó e embarque neste passeio por uma Indaial que você não conheceu. Venha reviver suas histórias…
Pensar que o homem nasceu sem uma história dentro de si próprio é uma doença. É absolutamente anormal, porque o homem não nasceu da noite para o dia. Nasceu num contexto histórico específico, com qualidades históricas específicas e, portanto só é completo quando tem relações com essas coisas. Se um indivíduo cresce sem ligação com o passado é como se tivesse nascido sem olhos nem ouvidos e tentasse perceber o mundo exterior com exatidão – Carl Jung.
Saudosa Indaial – Sobre este trabalho
Era uma vez… três amigos que resolveram fazer um inventário das mais significantes fotos da Indaial antiga, aquela que nossos antepassados nos legaram com muito labor e, porque não dizer, com irretocável dose de amor. Esses três amigos viram a necessidade de resgatar esse autêntico patrimônio histórico, que acabou se transformando num álbum de fotografias de valor inestimável. Atingiram, com isso, a oportunidade de se ter, num só ambiente de pesquisa, uma seleção de fotografias que retratam a história indaialense.
Mas o trabalho não foi fácil: centenas de horas à frente do computador, reuniões semanais durante aproximadamente um ano e meio, pesquisando detalhes, recuperando digitalmente fotos danificadas (rasuras, bolor de humidade, furos provocados por traças, cupins, etc.), procurando dados, confirmando datas, enfim, um garimpo de informações que parecia interminável.
As dificuldades eram muitas, pois até mesmo para conseguir fotos e documentos eram necessários comprometimentos de parte a parte, tais como a sinceridade de propósitos, a confiança mútua, a certeza da devolução. Hoje os três amigos podem afirmar que certamente não decepcionaram a nenhum dos colaboradores, sendo que todos os documentos e fotos foram devolvidos aos respectivos proprietários.
Outra dificuldade foi a existência de muitas fotos sem as necessárias informações no verso, o que os levou a exigir muita paciência de pessoas idosas e de boa memória a quem recorriam para elucidar dúvidas e incertezas. Graças às muitas fontes fidedignas consultadas, a equipe do Portal de Indaial está crente de que as informações de cada fotografia são realmente confiáveis, até prova em contrário. Porém, é claro, está aberta para corrigir eventuais incorreções, e até mesmo para ampliar ou completar as informações até aqui compiladas.
Hoje, os amigos Fernando, Alfredo e Beno sentem-se realizados nessa empreitada, e certos de que colocaram os seus tijolos na construção desse legado que certamente ficará para as gerações futuras: a preservação da história indaialense através de fotos antigas, visto que muito poderia se perder com as sucessivas gerações. E o mais importante: a acessibilidade democrática a todos os indaialenses, assim como para toda a humanidade, através dessa ferramenta maravilhosa que é a internet.
Boa leitura e bons momentos de puro prazer nessa viagem fotográfica!
Equipe do Portal de Indaial
Alfredo Nagel
Beno Pasold
Fernando Pasold