Nos anos de 1983 e 1984 ocorreram enchentes de grande vulto em todo o Estado de Santa Catarina, atingindo sobretudo o Vale do Itajaí. O Portal de Indaial busca documentar neste artigo, algumas informações e imagens deste marcante episódio.

Em julho de 1983, as chuvas constantes e copiosas atingiam todo o Vale, elevando assustadoramente o nível de todos os rios da bacia do Itajaí-açú chegando à marca de 7,78 metros acima do nível normal em Indaial. Ao atingir tal marca, as regiões mais baixas da cidade foram invadidas pelas águas, causando grandes transtornos.

Imagens de 1983

Durante aproximadamente um mês, as chuvas não deram trégua e o nível dos rios se manteve. Até então, nunca tinha sido observada uma cheia com tão longa duração. Um número aproximado de 200 famílias foram desabrigadas de suas casas. Muitas foram acolhidas por parentes, amigos e vizinhos, outras tiveram que recolher-se a escolas e igrejas.

Nesta enchente, a Defesa Civil foi de fundamental importância na coordenação dos trabalhos de apoio às vítimas e estabelecimento de uma estrutura de comunicação, resgate e outros procedimentos emergenciais. O trabalho desta equipe era prestado 24 horas por dia, em plantões que se revezavam. Todos os segmentos da sociedade indaialense envolveram-se neste grande mutirão pelo reestabelecimento da normalidade.

Prefeitura Municipal, Polícia Militar e Civíl, Câmara de Vereadores, Grupo de Escoteiros, Clubes de Serviços, PX Clube, Igrejas e muitas outras entidades, além de grande número de voluntários, prestaram grandes serviços à cidade. As maiores dificuldades foram: a falta de comunicação por telefone, e o fato da única rádio emissora ficar com os transmissores submersos.  Os contatos com outras cidades eram feitos via PX e Rádio Amador.

No ano de 1984, se repetiu a tragédia, quando as águas atingiram subitamente 8,04 metros acima do nível normal em Indaial. Esta enchente durou apenas alguns dias.

Imagens de 1984

Apesar de Indaial ter sido atingida pelas duas enchentes, as cidades vizinhas foram prejudicadas com maior intensidade, em razão de suas situações geográficas desfavoráveis. Por este motivo, a Defesa Civíl pode prestar ajuda ao Município de Blumenau, principalmente com água potável, cujo fornecimento em Indaial não foi prejudicado.

Um helicóptero da Força Aérea Brasileira participou de um resgate a uma família residente numa ilha do Rio Itajaí-açú. Em virtude do isolamento de muitas cidades do Vale, o movimento de helicópteros era intenso, auxiliando principalmente no transporte de medicamentos de emergência e leite em pó.

Tendo em vista o número de ruas atingidas pelas enchentes nos anos de 1983 e 1984, pode-se afirmar que Indaial históricamente é um Município que não sofre grandes danos com as cheias. Em razão desta situação geográfica, várias empresas de porte vieram se instalar em Indaial.

Acervo fotográfico e realização: Portal de Indaial

Agradecimentos

Heinrich Luiz Pasold
Luis Carlos Pabst