De: Lídia Bohn
Data: 14/10/2006

Quero registrar os meus parabéns pelo belíssimo “Portal Cidade de Indaial”. Estou emocionada em ter tanta história registrada por pessoas amadas do passado e publicadas por essa respeitável e louvável equipe, da qual vocês fazem parte. Meu aplauso ao fotógrafo Sr. Mário Holetz pelos brilhantes clicks. Parabéns!!

Neste ano, a minha mãe, (Maria Tarnowski, hoje leva o sobrenome de casada Bohn), filha desta terra, nascida aos 28/11/1916 (Estrada das Areias) completará 90 anos. Acreditem-me, foi o mais lindo presente de aniversário que ela já recebeu. Abri o portal e ela deslumbrou-se com as fotos antigas. Com a memória lúcida, lembrou dos lugares e dos nomes dos amigos da sua juventude. Os olhos dela brilharam a cada nova foto que fixava.

Filha de José Magnus Tarnowski e Rosali Tarnowski. Família grande. Irmã de Francisca Tarnowski, (Chica ou Lili) muito conhecida em Indaial. Dedicavam-se à agricultura e gado leiteiro. As fotos estão sendo uma espécie de terapia e ela passou a contar-me episódios que eu nunca havia ouvido. As suas lembranças se conectaram a eventos que haviam adormecido ao longo da sua existência. Relembrou num piscar de olhos que esteve no circo dos Irmãos Queirolos em 1938. Viu o elefante e tudo era festa ao ver a foto. Agradeço ao Acervo de Erich Stange. Nesta mesma foto (fundos) há a farmácia Keunecke, na qual ela trabalhou.

Muitos outros assuntos foram surgindo a ficamos felizes.

Aqui nesta saudosa viagem ao passado não posso deixar de anexar a imagem desta Maria que caminhou por essas ruas…bailou…trabalhou…participou das festas da igreja de São Estanislau…

Moro em Curitiba.

Meu abraço e felicidades!

De: Jackson Ramon Raiter
Data: 04/03/2004

Prezados Srs. responsáveis pelo site www.indaial.com.br.

É com muita surpresa e alegria que ao costumeiramente acessar ontem a página, acessei a Exposição de fotos antigas chamada “Saudosa Indaial”.

Meu nome é Jackson. Sou cidadão indaialense, mas há 2 anos trabalho em Rio do Sul. Sempre que posso, gosto de passear “na minha” Indaial, mas desde um tempo ficou menos possibilitado devido ao trabalho e aos estudos.

Nos dias de hoje, você busca incessantemente o melhor, questões como experiência profissional, formação, pós-graduação e assim por diante. Isto é percebível ainda mais aos jovens, pois as vezes a luta por um espaço na sociedade é desumana. Esta busca nos faz menos socialmente compromissados com a sua comunidade, com as pessoas, e nos obriga a ser um tanto “escravos” desta luta.

Que trabalho maravilhoso! E isto me fez refletir sobre isso e também que, ter sempre em mente e agir em função do presente(trabalho, luta, busca, estudos) as vezes nos faz esquecer do passado. Passado considero um tanto indigesto, com o perdão do trocadilho, mas é sim, fundamental, para apreciarmos como tudo na vida nasce, cresce, progride e se transforma no presente com as perspectivas para o futuro. Esta é a visão que obtive com este trabalho dos srs. e culmina com a visão que tenho da nossa cidade.

Através deste e-mail, quero deixar registrado a consideração pela importância de um trabalho como este para a história da cidade. É de importância para a comunidade cientifíca e de importância cultural para cada cidadão dela.

É claro que, infelizmente, somente através desta exposição é que acabei sabendo da morte de grandes e ilustres pessoas da nossa cidade, como o Sr. “Tinga” e o Sr. Erich Stange. Inclusive, quando trabalhava na Fundação Indaialense de Cultura, tive a grata experiência de conhecer pessoalmente o Sr. Erich e digitar o livro dele para ser impresso. “Como ele tinha estórias para contar!”.

Srs.: Conheço um pouco de muitas cidades, de médias a pequenas de Santa Catarina. Podem-se e orgulhar, pois poucos tem um trabalho de divulgação sobre suas cidades como Indaial tem. E aos municípes, que se orgulhem também, da cidade que tem uma História como a nossa, aliás, história que é tratada com o propósito sadio de impulsionar e motivar as pessoas a conhecerem-na melhor.

Parabéns!

De: Orson Haelsner
Data: 09/03/2004

Gostaria de parabenizar a equipe que realizou o trabalho resgate histórico de Indaial, e disponibilizou a todos as fotos incríveis que retratam a história do nosso município. Eu sou Orson Haelsner, nascido em Blumenau , cresci em Pomerode, mas moro em Indaial a quase 5 anos, onde me apaixonei pela cidade. Posso dizer que sou blumenauense de nascença , pomerodense de criação , mas sou indaialense de coração.

Parabéns pelo trabalho, continuem a nos mostrar a nossa história regional, que deveria ser ensinada nas escolas, mas é desprezada pelos atuais métodos de ensinos adotados.

Muito obrigado por nos proporcionar tal alegria , e inclusive de saber que existem mais pessoas que gostam de Indaial tanto quanto eu , e que se preocupam em manter viva a memória dos nossos antepassados, que foram tão importantes para a formação deste município.

De: Elieti Koprovski.
Data: 16/03/200
4

Parabenizo toda equipe do Portal por este belo trabalho, muito bem elaborado. E faz com que muitas pessoas irão conhecer e outras reviver a história de nossos antepassados. Com certeza com este trabalho iniciado irão surgir mais fotos e fatos para completar nossa história, não deixem de atualizar esta página.

PARABÉNS, nós Indaialenses agradecemos e estamos orgulhosos do trabalho de vocês.

De: João Alberto Prim
Data: 18/03/2004

Por indicação do Alfredo visitei o site hoje e fiquei muito feliz por ter acesso a esse valioso material da cultura da minha cidade; cidade que adotamos ( meus pais) em 1975.  Aos que fotografaram todos esses locais nossa gratidão é imensa, porém à voces que, “construiram” este ‘museu de imagens” virtual, são relamente pessoas fantásticas que merecem nossa reverência sempre.

De: Gisele Peron Piccinini
Data: 02/04/2004

Não sou natural de Indaial, sou de Curitiba, e estou a mais ou menos 7 anos aqui porém, já aprendi a conviver com tudo nesta cidade. Adorei conhecer mais sua história através das fotos. Sou uma historiadora e sei o que representa um trabalho como este, além do empenho e dedicação que requer. Parabéns a todos que participaram desta pesquisa.

De: Wieland Lickfeld
Data: 28/04/2004

Estou emocionado com o trabalho Saudosa Indaial. Sou blumenauense e ainda relativamente jovem, porém apaixonado pela nossa história. Parabéns pela sensacional iniciativa e espero que ela tenha continuidade.

De: Viviane Corrêa da Cruz
Data: 25/11/2004

Parabéns a toda a equipe que se empenhou e continua se empenhando na construção e manutenção do site. É muito importante para toda comunidade indaialense, poder reviver o passado, relembrar de todas as dificuldades que enfrentam e com força de vontade, amor, paixão, não desistiram de lutar para que nossa cidade fosse um exemplo de honestidade, garra, evolução e amor aos próximos cidadãos indaielenses. Obrigado pela oportunidade que temos de conhecer um pouco mais de nossa história. Meus parabens mais uma vez.