A saíra-de-sete-cores (Tangara seledon), foi eleita ave-simbolo do Município pela população indaialense, com 4.798 votos, no primeiro semestre de 2009, através de uma consulta popular – em um processo que envolveu quase 30% da população. A votação para a escolha da ave como um dos símbolos do município foi a primeira feita nesses moldes no Brasil, chamando a atenção, inclusive, da imprensa nacional.
A saíra-de-sete-cores é uma ave de grande beleza, que pode ser observada em Indaial com relativa facilidade. Tem cerca de 13,5 cm de comprimento e pesa 18g, sendo a fêmea mais pálida que o macho. A ave se alimenta de frutas e eventualmente de insetos.
A escolha da Ave Símbolo fez parte das atividades da Semana do Meio Ambiente de Indaial de 2009 e foi coordenada pelo Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (COAVE), em parceria com a UNIASSELVI, Prefeitura Municipal de Indaial, Câmara de Vereadores ( O autor do projeto de lei foi o então vereador Anderson Luz dos Santos (Batata)), ACD/UNIASSELVI e Fundação Indaialense de Cultura. As escolas do município tiveram grande importância na votação, já que todos os estabelecimentos de ensino no município receberam urnas para a votação.
De acordo com a Lei Ordinária nº 3902/2009 de 02/06/2009 fica instituido o dia 6 de outubro o “Dia Municipal das Aves”.
A mascote da saíra-de-sete-cores foi escolhida através de um concurso promovido pela Associação Cultural e Desportiva da UNIASSELVI e o Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (COAVE). De autoria de Marcelo Muller, de Blumenau, a obra apresenta a ave em três situações. O concurso envolveu acadêmicos da instituição e estudantes das redes pública e estadual de Indaial. A proposta do mesmo, de acordo com os organizadores, foi incentivar o desenvolvimento da arte e do conhecimento sobre a ave símbolo de Indaial.
Fonte: Site Prefeitura Municipal de Indaial
Imagens: Eduardo Gaspar (www.facebook.com/eduardo.gaspar.965)