Filha de José e Gertrudes Wolff, morava nas Estradas das Areias (Indaial) numa casa onde hoje está a Unidade de Educação Infantil Bairro dos Estados Profª Teresa Luiza Lucini Tridapalli. Quando tinha seus 25 anos de idade, fez uma aventura ousada. Foi em 1940 que seu pai levou-a junto à Blumenau para comprar um automóvel “Ford A”.

 

No retorno, ficou atenta a todos os detalhes de como eram feitas as manobras com o veículo e percebeu que dirigir não era tão complicado assim. Chegando em casa, aguardou seus pais terminarem de almoçar e irem descansar como de costume (dormir). E assim aconteceu. Nesse instante, sabendo onde estava a chave, apanhou-a e sentou-se no automóvel. Tendo na memória os detalhes de direção, colocou a chave na ignição e fez funcionar. Engatou a marcha ré e o “Ford A” começou a movimentar-se meio sacudindo. Assim, da garagem alcançou a estrada. Engatou a primeira marcha e desse jeito percorreu uma longa distância. Os vizinhos vendo um automóvel passar, ficaram assombrados com uma mulher no volante. Um conhecido da família reconheceu-a e assustado, montou em seu cavalo e foi depressa até a casa dos pais dela para avisar do fato inusitado. Nisso a Elsa já estava voltando. Quando estacionou, seu pai questionou-a bastante e lhe presenteou com uma boa surra.

Por fim, tempos depois, o resultado dessa façanha contribuiu ao velho Wolff com uma parceira inseparável que lhe ajudou muito no volante, em longas viagens de negócios com gado. Elsa dirigiu automóvel até seus 80 anos. Faleceu em 7 de junho de 2014 com 99 anos.

Artigo elaborado por seu sobrinho e afilhado: Ivo Kretzer (Janeiro 2017)