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Fotos de 1878 a 1918
1878 – Hotel Lueders
Por volta de 1870 foi aberto em Indaial o primeiro hotel, cujo proprietário era Friedrich Lüeders. Situava-se no centro da cidade, no terreno ao lado de onde atualmente fica a Relojoaria Machota. Aqui os imigrantes faziam pousada em sua caminhada rio acima, refazendo as forças e também pernoitando, para em seguida retomar o penoso percurso através do Warnow, em direção a Apiúna [8]. A figura acima é de uma aquarela pintada por um jovem colono em 1878.
1900 - Antiga Balsa
Antiga Balsa que operava sem auxílio de cabos de aço entre os portos do bairro Carijós, Benedito e Indaial.
1907 – Primeiro Correio
Primeira Agência dos Correios em Indaial foi fundada em 1900 [7]. Ficava defronte a atual Prefeitura (no outro lado da rua). Sentado: o telegrafista Otávio Ramos, o agente postal era o Sr. Gruner. A casa pertencia ao pai do Sr. Fritz Lorenz e era alugada pelo correio [1]. Alguns anos antes, em 1900, o Brasil começou a utilizar pela primeira vez selos comemorativos para transmitir mensagens, festejar algum acontecimento ou homenagear alguém, assim como são os selos de hoje. Naquele ano, foi editado o primeiro Guia Postal brasileiro.
Menção a comentário recebido por Miriam Fittipaldi:
“Graças as pesquisas do caro Sr.Wieland agora é oficial: O Sr.em pé em frente ao correio em Indaial, é o nosso bisavô Carlos Augusto Gruner pai de Lidia Gruner Fittipaldi. Obrigada a todos que mantem viva a história!”.
Menção a comentário recebido por Miriam Fittipaldi:
“Graças as pesquisas do caro Sr.Wieland agora é oficial: O Sr.em pé em frente ao correio em Indaial, é o nosso bisavô Carlos Augusto Gruner pai de Lidia Gruner Fittipaldi. Obrigada a todos que mantem viva a história!”.
1908 – Locomotiva “Macuca”
A locomotiva “Macuca” fazendo transporte do pessoal de obras e da ponte de ferro para ser construída no Encano. A pequena locomotiva chegou ao Porto de Itajaí em 1907 e posteriormente foi transportada por via fluvial para Blumenau até o Porto de Itoupava Seca. Foi de grande importância na construção dos primeiros quilômetros da Ferrovia Santa Catarina, pois puxava a composição que transportava os trilhos para o avanço do leito ferroviário. Era assim chamada em virtude do nome de um pássaro local (Macuco). Hoje encontra-se exposta em frente à Prefeitura de Blumenau. [2].
1909 - Agente Ferroviário
O primeiro agente ferroviário da comunidade do Encano, senhor Rudolf Sprengel. Ele excerceu esta atividade até por volta de 1917, quando se demitiu, ano em que a rodovia passou para o Governo Federal.
1909 – Estação Warnow
Estação de Warnow da Estrada de Ferro Santa Catarina, no dia da inauguração do trecho Blumenau-Warnow, em 3 de maio de 1909. A locomotiva saiu de Blumenau sob festivos apitos e ornamentada com palmas, flores, bandeiras e escudos do Brasil e da Alemanha. Os convidados e a população lotaram os três vagões de passageiros originais da composição e também vários carros abertos, adaptados com cadeiras e bancos. Depois de passar por Salto Weissbach, Passo Manso, Encano e Indaial, o trem foi recebido em Warnow com festa.
As crianças das escolas estavam formadas diante da estação, sob os estouros dos foguetes e acordes musicais. No interior da estação e sob um toldo preparado, foi servido um coquetel com sanduíches, bebidas, bolos e cucas. Ali estavam sentados o Cel. Crispim Ferreira e seus oficiais, o Cel Feddersen, o vice-cônsul alemão Landmann e outros convidados ilustres [2].
O trecho de 30 km entre Blumenau e Warnow levava 2 horas.
Era notável o progresso que a ferrovia trazia para a região interiorana de Indaial e deve ter mudado, inclusive os hábitos da população, que passava da velocidade dos 5 km/h (cavalo, carroça, carruagem), para os 40 km/h que a locomotiva a vapor oferecia. Além disso viajava-se com conforto e segurança no abrigo dos vagões de primeira e segunda classe. Além de colocar a comunidade interiorana em rápido contato com o porto de Itajaí, a ferrovia se constituía também de utilidade pública imensa, através de suas estações equipadas com telégrafo e através das composições ferroviárias especiais que transportavam autoridades, militares e serviam de cultura, visto que sempre havia alguma atividade cultural de importância em Blumenau [9].
As crianças das escolas estavam formadas diante da estação, sob os estouros dos foguetes e acordes musicais. No interior da estação e sob um toldo preparado, foi servido um coquetel com sanduíches, bebidas, bolos e cucas. Ali estavam sentados o Cel. Crispim Ferreira e seus oficiais, o Cel Feddersen, o vice-cônsul alemão Landmann e outros convidados ilustres [2].
O trecho de 30 km entre Blumenau e Warnow levava 2 horas.
Era notável o progresso que a ferrovia trazia para a região interiorana de Indaial e deve ter mudado, inclusive os hábitos da população, que passava da velocidade dos 5 km/h (cavalo, carroça, carruagem), para os 40 km/h que a locomotiva a vapor oferecia. Além disso viajava-se com conforto e segurança no abrigo dos vagões de primeira e segunda classe. Além de colocar a comunidade interiorana em rápido contato com o porto de Itajaí, a ferrovia se constituía também de utilidade pública imensa, através de suas estações equipadas com telégrafo e através das composições ferroviárias especiais que transportavam autoridades, militares e serviam de cultura, visto que sempre havia alguma atividade cultural de importância em Blumenau [9].
1911 – Enchente
Esta foi uma das maiores enchentes já registradas oficialmente, com o nível do rio chegando a 16,27 metros no dia 02 de outubro (em Blumenau). O governto federal abriu crédito especial para socorro às vítimas e reconstrução do Município (Indaial na época era Distrito de Blumenau). Houve auxílio internacional, principalmente da Alemanha, na forma de dinheiro, roupas e materiais [3],[4]. Nesta foto também de 1911, pode-se observar ao fundo, no lado esquerdo o prédio onde hoje situa-se a Lavadouras Wanke. A casa enxaimel ao centro, pertence hoje ao Sr. Curt Wamser, a outra à direita já não existe mais (atualmente praça Olavo Bilac).
1911 – Enchente
Vê-se à direita a futura Prefeitura. No centro ao fundo, a igreja Evangélica Luterana ainda sem a torre principal, que só foi construída em 1921. Atrás desta, o morro onde hoje está o Hospital Beatriz Ramos. A Igreja Católica antiga, bem à esquerda. [1]
1914 - Visita de Marinheiros do Cruzador S.M.S. Kaiser
Em 1914, Indaial recebeu a visita de marinheiros alemães do cruzador S.M.S. Kaiser, que estava ancorado no Porto de Itajaí. A partir de Blumenau vieram até Indaial de trem.
1914 - Visita de Marinheiros do Cruzador S.M.S. Kaiser
O mesmo grupo de marinheiros, sendo recepcionado pela população no centro da cidade.
1914 - Comercio Schroeder
Primeira casa comercial da firma Carlos Schroeder, à direita a residência. Vários membros da sua família, inclusive o próprio fundador, estão presentes.
1916 – Companhia Lorenz
Em 1916, o pioneiro da indústria de fécula na região, Hans Lorenz, criou na localidade de Encano uma empresa trazendo como novidade não somente o produto, até então não fabricado por aqui, mas também o sistema de relacionamento com seus parceiros comerciais.
A Lorenz introduziu no Vale do Itajaí o sistema de produção integrada: antes mesmo de colocar em funcionamento suas máquinas, passou a incentivar os agricultores a plantar a mandioca, dando-lhes assistência técnica e garantindo antecipadamente a compra de sua produção. Pode-se ler na foto original: “Lorenz & Cia, Fecularia Encano, sagu – dextrina – araruta – gomma” [3]
A Lorenz introduziu no Vale do Itajaí o sistema de produção integrada: antes mesmo de colocar em funcionamento suas máquinas, passou a incentivar os agricultores a plantar a mandioca, dando-lhes assistência técnica e garantindo antecipadamente a compra de sua produção. Pode-se ler na foto original: “Lorenz & Cia, Fecularia Encano, sagu – dextrina – araruta – gomma” [3]
1917 – Primeiros Escoteiros
O primeiro grupo de escoteiros de Indaial, liderado pelo professor Frederico Killian e composto por aproximadamente 15 escoteiros (Pfadfinder) esteve em atividade de 1917 a 1922.
Alguns que participaram deste grupo:
Jorge Hiedlmayer
Richard Hiedlmayer
Kalli Blaese
Erich Schoenfelder
Henrique Schroeder
Henrique Wanke
Edgar Haertel [5].
Alguns que participaram deste grupo:
Jorge Hiedlmayer
Richard Hiedlmayer
Kalli Blaese
Erich Schoenfelder
Henrique Schroeder
Henrique Wanke
Edgar Haertel [5].
1917 – Primeira Sede de Escoteiros
Primeira sede de Escoteiros de Indaial. Consta nas atas da Sociedade Recreativa Indaial que a esta sede foi construída em terras do Schützenverein (Sociedade de Atiradores), inicialmente um barraco assoalhado e coberto com folhas de palmitos.
* Data aproximada.
* Data aproximada.
1918 – Balsa
Travessia de gado na antiga balsa impulsionada a remos, ainda sem os cabos de aço. Normalmente a travessia dos bois para o matadouro era feita a nado, na ocasião da foto o rio estava acima do nível normal, sendo mais seguro a utilização da balsa.
A casa ao fundo, localizada no final da rua Amadeu F. da Luz, era de Emilie Haacke. Era uma pessoa muito conhecida e querida por todos, pois era a parteira da comunidade. Muitos cidadãos nasceram por suas mãos.
A casa ao fundo, localizada no final da rua Amadeu F. da Luz, era de Emilie Haacke. Era uma pessoa muito conhecida e querida por todos, pois era a parteira da comunidade. Muitos cidadãos nasceram por suas mãos.
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