top of page
Livros sobre a História de Indaial

Indayal - Uma Vila em Blumenau - 1860 - 1934
De autoria dos escritores Werner Neuert e Marco Antônio Struve, esta obra descreve a evolução do pequeno povoado de Indayal até sua emancipação em 1934. Ótima fonte de pesquisa para estudantes e entusiastas sobre a história do município.

Indayal - da Colonização a Emancipação
Final da década de 1840, margem esquerda do Rio Benedito, as primeiras pessoas iniciam a derrubada da mata virgem e dão início a uma modesta plantação, ocupando terras pertencentes aos índios. A região ficou conhecida como povoado de Carijós, que juntamente com os lugares de Encano e Indayal, foram as primeiras a receber os imigrantes alemães a partir de 1859. A religiosidade do povo foi muito importante para seu desenvolvimento e superação das adversidades. A educação e o lazer eram uma constante. A implantação do comércio e das indústrias chegaram juntamente com o progresso. Obra de Anderson Luz dos Santos - Batata.

Indaial - Conhecendo sua história
Este periódico elaborado pela AMARHIN - Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal Theobaldo Costa Jamundá, teve seu primeiro exemplar lançado em março de 2015. É uma exelente fonte de pesquisa, com coletâneas de histórias e fotografias.

Instantâneos históricos de Indaial
Esta coletânea de memórias do autor Erich Stange, estimula os leitores a viajar através do tempo, pois utiliza as narrativas para promover o entendimento do processo de construção da cidade e destacar pessoas que forma testemunhas de uma época. A historiografia regional ganha um novo subsídio com a publicação de “Instantâneos Históricos de Indaial” e a cidade resgata o trabalho de um narrador que soube fazer uso das suas observações e experiências de vida para transpor às novas gerações o sentido da história de todos nós indaialenses.

Livro - Saudosa Indaial – Uma viagem pelo tempo!
A edição do livro ilustrado “Saudosa Indaial”, baseado no conteúdo do site www.indaial.com.br apresenta um trabalho que contém centenas de fotografias históricas do Município de Indaial, desde a colonização, em 1878, até o ano de 1987. As imagens foram coletadas de acervos particulares, reunidas e dispostas cronologicamente, de maneira a relatar aspectos da evolução de Indaial. O trabalho realizado nos deixa certos de que mais uma peça foi colocada na engrenagem do legado histórico de Santa Catarina. Autoria de Alfredo Nagel, Beno Pasold e Fernando Pasold.

Além dos Arcos – Histórias de quem ajudou a construir Indaial
Uma cidade é feita de gente, é mudada por estas pessoas, cresce e se desenvolve através de seus esforços. Como a intenção era também registrar a Indaial do passado, foram escolhidos entrevistados idosos, que nos contam, a seguir, muito do que está sendo esquecido sobre esse tempo. São personagens que, com suas histórias pessoais, ajudaram a construir parte da história da cidade de Indaial – história que vai muito além dos arcos. Obra de autoria de Maria Cecília Largura.

Indaial, prazer em conhecê-lo
Conhecer o passado de nossa sociedade não é apenas importante, é necessário. E esse é o grande mérito de Edltraud Zimmermann Fonseca na presente obra, sua contribuição é inestimável. A partir dos monumentos, prefeitos, ruas, postos de saúde, colégios, de nossa cidade, ela vai puxando o fio de inúmeros personagens indaialenses, e até mesmo de outras paragens, mas que por algum motivo entraram (uns mais, outros menos) também na história do povo das terras de Indaial.

Indaial. Cidade das Plantas e das flores
Em seu trabalho, evidentemente fruto de exaustivas pesquisas, Edltraud nos traz todo um retrato do que foi e do que é Indaial, e vem com a vantagem de não ser um trabalho insípido, de interesse apenas para os aficcionados em História: Edltraud conseguiu imprimir nele sua marca de saudável otimismo, seu jeito positivista de ver as coisas, e deu a ele o gosto quase que de um romance. É um resgate da memória de Indaial, um livro para, daqui a um século, alguém usar como base para continuar o que Edltraud, com certeza, muito duramente compilou. É um livro para cada família indaialense ter em sua casa; é um livro que poderá levar Indaial para além das suas fronteiras. livro para alcançar o Brasil através de turistas e estudiosos.

Crônica da Paróquia Evangélica Luterana de Indaial – 1889-1969
Trata-se de uma obra cujo conteúdo não somente interessa aos membros da comunidade Luterana de Indaial, mas também a qualquer cidadão que queira estudar as relações entre diversas comunidades religiosas dentro do período de 1889 a 1869, inclusive as Católicas. Desde o início da colonização a religião sempre esteve presente no dia a dia da população sendo que esta obra tem grande importância e não deve ser de forma nenhuma ignorada dentro da historiografia do Município.
bottom of page






